{OPINIÃO} Impostos e Netflix
Netflix vai se submeter ao aumento do preço?
Em dezembro de 2016, nosso presidente Temer aprovou uma lei que complementa a cobrança do ISS. Pra quem não sabe, ISS significa Imposto Sobre Serviços, e essa nova lei estende as regras para serviços de internet. E é aí que entra taxa a mais para a Netflix, Spotify, Apple Music e semelhantes.
Na teoria, todo tipo de empresa prestadora de serviços paga ISS para a prefeitura do município onde está instalada sua sede. Agora, as empresas de serviços que realizam "a disponibilização, sem cessão definitiva, de conteúdos de áudio, vídeo, imagem e texto por meio da Internet" também entraram para o time de pagantes.
Então quer dizer que o valor da Netflix vai subir? A lei afirma que, no mínimo, 2% deve ser pago para impostos pelas empresas em cada município. Mas o CEO da Netflix, Reed Hastings, já deixou claro para a Folha de São Paulo, que a empresa pagará os impostos sem repassar o valor para os assinantes!! A Netflix é muito maravilhosa mesmo, não é?!
Acredito que esse seja mais um exemplo de como a empresa se preocupa com seus clientes. Ouvi muita gente já se precipitando e dizendo que iria cancelar o streaming por conta do imposto se o valor subisse. Mas foi só esperar esse anúncio que todo mundo voltou a amar a Netflix.
Vejamos como essa empresa pode ser exemplo de relacionamento bom com o cliente. Além de bancar esse ISS, sem repassar para os assinantes, a Netflix não deixa sua essência e valores de lado. O pacote mais simples continua sendo oferecido por R$ 19.90, e não tem previsão de aumento.
Você acompanha a Netflix nas redes sociais? É outro exemplo a ser seguido. A empresa se mostra muito presente no Facebook, principalmente. Criou uma identidade, responde comentários e faz vídeos interativos que super agradam os amantes de séries. Cada conteúdo produzido é pensado estrategicamente, e contém links para outros conteúdos da plataforma. Admiro muito os responsáveis pelo social media da empresa.
Eu, como fã de séries e consumidora da Netflix, acredito que a empresa só tem a crescer no país. Não vejo nada que impeça seu sucesso tão cedo. Nem mesmo impostos e mais impostos que senhor Temer quiser.