{RESENHA} Jessica Jones
Uma super heroína, mas nem muito super e nem muito heroína também.
Jessica Jones, esse é o nome dela. Uma super heroína da Marvel, porém não igual a que estamos acostumados a ver. Não esperem uma menina bonita, certinha, forte, que descobriu os seus poderes e fez daquilo o seu melhor. Ela não tem uma roupa, não tem um disfarce e muito menos uma capa. Ela é gente como a gente... Mais ou menos. Digamos assim então, Jessica Jones é uma mulher normal como as outras, porém com super poderes. Ela é nova, mas por conta de alguns problemas pessoais decidiu se aposentar cedo. O motivo? Ainda não posso contar.
A série gira em torno da vida de uma menina comum que decidiu deixar de lado seus poderes e viver uma vida normal na cidade de Hell’s Kitchen em Nova York. Ela trabalha em sua própria agência de investigação e às vezes, decide fazer o bem a partir do que descobre. Mesmo assim, ela ainda não uma “flor que se cheire” e não costuma se dar bem com as pessoas a sua volta, um pouco violenta e brutal. Mas calma, ela não tão ruim assim. A personagem se comporta desse modo pelo fato de seu passado assombrado.
Apesar de não ser uma série comum, todo super herói tem um vilão, não é mesmo? E é ele que é o culpado do passado de Jessica. O personagem Zebediah Killgrave, um obsessivo, faz a vida dela um inferno. Isso gerou um transtorno de estresse pós-traumático e, além disso, há momentos que ele consegue invadir a cabeça dela com jogos mentais que a atormentam e ela não consegue se desvincular. Por conta disso, ela não consegue ir longe com o seu trabalho e decide se aposentar e fugir ao máximo dele. Uma das grandes diferenças das outras séries de super heróis, é que esse vilão não quer acabar com Jessica fisicamente, mas sim psicologicamente, o que é muito pior. Essa série consegue mostrar um universo mais sombrio da Marvel, um universo que só quem assiste consegue entender.
Muito além de uma série, Jessica Jones demonstra a representação do universo feminino na Marvel e o empoderamento da mulher. Além disso, a relação dela com o vilão traz a tona o assédio e o abuso. Apesar de não mostrar claramente, o relacionamento entre ambos, se mostra abusivo e muitas vezes agressivo. É muito importante mencionar também, que apesar de Jessica Jones ser uma mulher forte e com super poderes, ainda há quem consiga mexer com a sua cabeça e quase acabar com a sua vida. Querendo ou não, acredito que a série tente atingir as mulheres e mostrar que elas são capazes de tudo que elas quiserem, e que todas devem sempre enfrentar seus medos acima de tudo, mesmo que seja difícil.
NOTA DA AUTORA:
Nota da Larissa: 5 pipocas
Nota da Vanessa: 4 pipocas